sábado, 22 de janeiro de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá


Simples e fácil, um pouco trabalhosa mas, com excelente resultado...



receitasdanecas.blogspot.com
Ingredientes:

800g  de bacalhau demolhado              
1 Kg de batatas grandes
3 ovos cozidos
3 cebolas
6  dentes de alho
2,5 azeite
1 ramo de salsa
sal
pimenta
azeitonas pretas


 

Como fazer:

Com antecedência escalde as postas de  bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Rectifique o sal e tempere com pimenta.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno 15 minutos, a alourar.
Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.

Dica: Utilize um tabuleiro onde fique uma camada pouco espessa, do preparado, para tostar tudo por igual. Pode misturar também 1 ovo cozido e picado antes de ir ao forno.


História e Curiosidades Culinárias...

No inicio do século XX, o filho de um comerciante de bacalhau foi trabalhar para um restaurante no Porto como cozinheiro. O seu nome era José Luiz Gomes de Sá Júnior e foi no restaurante «O Lisbonense», que decidiu inovar, deixando as lascas do bacalhau a marinar em leite aquecido de forma a ficarem mais macias. O resultado, foi o Bacalhau à Gomes de Sá, hoje um dos mais famosos pratos da cozinha tradicional Portuguesa. Diz-se, que passou a receita a um seu amigo, um tal de João, com a seguinte nota: "João se alterar qualquer coisa já não fica capaz"

Sem comentários:

Enviar um comentário