domingo, 26 de maio de 2013

Muamba de Galinha

Hoje bateu a nostalgia... 
Do calor, das pessoas, do convívio com os amigos enfim...
Depois de ver o post Welcome to Angola, deu-me vontade de partilhar com todos os amigos Angolanos e não só, algumas curiosidades e receitas de fazer crescer água na boca...
A gastronomia angolana é muito influenciada pela cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique. 
O prato típico de Angola é o funge, (uma espécie de polenta cremosa) feita com farinha de mandioca ou de milho.
Como acompanhamento pode ter: a quizaca (folhas do pé de mandioca maceradas, cozidas e temperadas); o peixe fresco cozido (ensopado); o peixe seco cozido ou assado; a galinha de cabidela (ao molho pardo); a muamba (prato à base de galinha, jinguba (amendoim), quiabos e outros temperos); ou o feijão preparado no óleo de palma (tipo de azeite de dendê), entre outros.  Uma das minhas preferidas é sem dúvidas a muamba...
Experimentem e deliciem-se.

Muamba de Galinha


Ingredientes:
1 galinha  / galo grande
Muamba com Funge 
150 gr de abóbora 
12 quiabos médios e tenros 
5 colheres (sopa) óleo dendém
1 dl de azeite
2 cebolas
10 dentes de alho
2 folhas de louro
1/2 copo vinho branco
Tomate bem maduro  a gosto
Sal e gindungo qb


Confecção:



Corta-se a galinha em pedaços individuais  e esfrega-se com o sal, o alho e o gindungo pisado. Faz-se um refogado com as cebolas picadas, alguns dentes de alho e o azeite, deixa-se alourar um pouco   e junta-se a galinha, o louro o vinho branco e o tomate bem picadinho e sem peles, deixa-se refogar durante 10 minutos.
Adiciona-se de seguida o óleo de palma e vai-se acrescentando cerca de 1 litro de água morna aos poucos, deixa-se cozinhar misturando a abóbora e por fim os quiabos cortados em pedaços. Deixar cozer e  apurar, rectificando todos os temperos a gosto. Depois de cozido, serve-se acompanhado com  funge.


FUNGE

Funge ou pirão é um acompanhamento culinário típico de Angola, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca. A farinha é cozida e mexida com muita frequência e de forma enérgica , para que se obtenha a consistência certa. 
A variante feita com milho adquire uma tonalidade amarela, enquanto que a confeccionada com mandioca apresenta uma cor acinzentada. É usado como acompanhamento da muamba de galinha e outros pratos. A palavra portuguesa funge é derivada do vocábulo fúngi, pertencente ao idioma Quimbundo.   
    
Para os menos angolanos e que não sabem ou não gostam de funge, podem acompanhar com arroz branco.


Bom Apetite!!


1 comentário:

  1. O meu Pai nasceu em Angola mas veio com Portugal com 10 anos mas nós adoramos Moamba

    ResponderEliminar