terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Folar Transmontano


A Páscoa aproxima-se a passos largos, e como não podia deixar de ser, o folar de carne, presente nas mesas transmontanas, estende-se a quase todo o país. 

Ingredientes:   
100 ml  Água
50 ml  Azeite
120 g Banha
1 Colher de chá de sal
30 g Fermento de padeiro
4 Ovos
550 g Farinha
200g Bacon
100g Presunto 
170 g Chouriço de carne
100g Salpicão


Preparação:
Desfaz-se o fermento de padeiro na água e adiciona-se o sal, levam-se as gorduras num tacho ao lume (azeite e banha), até estarem liquidas. 
Num alguidar peneira-se a farinha e faz-se uma cova no meio, deita-se na cova da farinha o fermento dissolvido na água, as gorduras e os ovos inteiros e vai-se envolvendo nela, até obter uma massa fofa e homogénea, se necessário adiciona-se mais farinha, trabalha-se bem a massa até esta já não pegar nas mãos. 
De seguida, forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano e deixe levedar, num local quente, durante cerca de 1 a 2 horas. A massa deve triplicar de volume. Findo este tempo, divida a massa em 3 partes. 
Estenda a massa, coloque num tabuleiro previamente untado com banha ou margarina, alternando por camadas de carne cortadas em pedaços e massa, acabando com massa. Deixe levedar mais uma hora,  pincele com uma gema de ovo e coloque no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 a 40 minutos.

Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário